Na primeira noite...
Uma carne de festa e de sol

Ei pessoas lindas, amantes da culinária. Nossa blog começou seus trabalhos no dia 05 de maio, na abertura da Micareta de Teixeira de Freitas, que comemora o aniversário da cidade. Lógico que a gente não poderia ficar de fora e, pra entrar no clima e trazer pra esse nosso espaço os contos gastronômicas da folia, nosso primeiro tema são as histórias de quem vive da comida de rua.

Enquanto a música começava a tomar conta do circuito e os quadris iniciavam o seu balançar na avenida, um cheiro bom de carne macia se espalhava pelo ar. Mais de perto deu pra ouvir o Xiiiiii da chapa quente amaciando a raiz. Naquela barraca estava uma das combinações mais tradicionais da comida de rua do nordeste a “carne de sol com aipim”. No comando, Seu Fabiano do Point do Petisco.

Morador de Teixeira de Freitas há 29 anos, ele se dividiu entre seu trabalho com elétrica e a sua paixão pela comida de rua. Assim ele mantém a família e criou seus três filhos. Já teve ponto fixo na Vila Caraípe, mas gosta mesmo é da correria de servir quem participa da Festa da Cidade, Exposição e todos os movimentos de rua organizados.

Das suas vontades, ele conta sobre a satisfação que terá quando instituições de curso técnico e de qualificação ampliarem seus trabalhos, com um olhar especial para a comida de rua, de um jeito que todos os trabalhadores da área possam melhorar em seus serviços, e ganhar novos adeptos. “Se todos souberem trabalhar bem a parte da higiene, nosso público cresce”.

Enquanto a gente conversava, a carne dourava. No final, prato montado. Carne de um lado, aipim do outro. Folhas e tomates para enfeitar. Delícia! Papo e comida boa num só lugar.

Prepare a sua carne de sol à moda da rua

Ingredientes

1 Kg de carne de sol (aconselho coxão mole)

2 kg mandioca descascada e cozida (prefiro a amarela)

4 xícaras de óleo de soja

Dica do João: reserve uma colherinha de colorau e duas colheres cheias de manteiga

Modo de preparo

1 – Dessalgue a carne

2- Corte a carne em cubos e coloque para fritar em duas xícaras de óleo ainda morno. Deixe até dourar

3- Retire da panela com um escumadeira, escorra bem e reserve na travessa

4- Em outra panela coloque duas xícaras de óleo. Acrescente aquela colherinha de colorau. Quando estiver bem quente, coloque o aipim. Deixe dourar. Evite mexer.

5- Quando dourar e ficar crocante, retire com a escumadeira, escorra e acomode ao lado da carne frita.

A dica é pincelar a manteiga por cima do aipim quente. Use folhas de alface, cebolas em rodelas, e tomates picados para decorar.

Delicie-se!

Comentários